Economia de Hong Kong e Taiwan

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Hong Kong e Taiwan junto à Coréia do Sul e Cingapura apresentaram na década de 1980 os maiores índices econômicos em todo o mundo e em 1990 tornaram a mostrar altos índices econômicos. De acordo com o livro escolar de geografia, durante essas duas décadas, esses países cresceram em media 7,4% ao ano, isso devido à forte busca por novos mercados externos no exterior. Devido a todo esse crescimento contínuo, esses países foram nomeados de Tigres Asiáticos.

Tuntex Sky Tower é um
arranha-céu localizado em Taiwan centro comercial de hong Kong

Com base nos textos do livro escolar de geografia, pode-se concluir que, o modelo econômico apresentado nesses dois países foi constituído sobre poupança interna e mercado externo, exatamente o oposto dos países da América Latina, que foram constituídos sobre poupança externa e mercado interno.
O principal diferencial de Hong Kong e Taiwan que deve ser destacado é o alto investimento em educação e uma melhor distribuição de renda, aumentando dessa forma o índice de alfabetização e reduzindo o nível de desigualdade social. Outro diferencial importante é que ao apoiar o desenvolvimento em poupança interna e implantar um estado eficiente, permitiu-se também o controle da inflação e assim obtiveram uma maior autonomia diante das crises financeiras internacionais.
Conclusão: diante de todas essas estratégias, esses países, ao mesmo tempo que se defendem de crises econômicas externas, eles preparam-se também para um maior desenvolvimento socio- econômico interno, investindo cada vez mais na educação e na distribuição de renda.
De acordo com o site Wikipédia, a economia de Hong Kong é vista da seguinte forma:
É a 30º maior do mundo,
10ª maior entidade de comércio
11º maior centro bancário do mundo.
Hong Kong tem como objetivo econômico manter estável sua moeda.
O site Index Mundi fala que o produto interno bruto (PIB) em 2007 era de R$293,4 bilhões de dólares, com taxa de crescimento real de 5,8%.
Por não possuir muitas riquezas naturais, grande parte de seu material bruto e de sua comida é importada de outros países. Na econômia de Hong Kong destaca-se o setor de serviços constituído por 89,9%, em segundo lugar o setor industrial com 10,0% e em terceiro o setor agrícola com 0,1% (dados traduzidos, buscados no site mapsofworld.com, datados em julho de 2005) .


Centro econômico de Hong Kong ( foto tirada a noite) fonte: google imagens

Já a econômia de Taiwan é capitalista com orientação governamental.
Durante os últimos trinta anos, o PIB de Taiwan cresceu em média 8%. Os principais produtos de cultivo e comércio são a cana-de-açúcar, o milho, o arroz, a batata doce, o chá, a melancia e a banana, além da pesca que é muito importante no país. Na área industrial, tem-se como referência a produção de vestuários, a química e a metalurgia.
Assim como Hong Kong, Taiwan faz parte de um tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation) um bloco econômico cujo objetivo é transformar o pacífico em uma área de livre comércio englobando econômias asiáticas, americanas e também da Oceania.

Torre comercial no centro de Taiwan (fonte: site Wikipédia)

Grupo 2 3ºf
Alunos: Ana Claudia
Barbara
Breno
Bruna
Edimar
Angelina

Fontes: livro de geografia ensino médio volume único, autores- João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene
Sites: Wikipédia.com,BR / hong Kong e Taiwan
BBC BRASIL.COM.BR
MAPS OF WORLD